quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Violeiros Matutos - Bão sem quantia!


Fabíola Mirella
Violeiros Matutos é um grupo de cantores e violeiros formado em 2002, com dois CDs gravados: Violeiro Matuto e Terra Brasil. O primeiro, traz arranjos próprios para os grandes clássicos da música de raiz, como: Velha Porteira, Tardes Morenas de Mato Grosso, Meu Primeiro Amor, Vaca Estrela e Boi Fubá entre outros.
O álbum intitulado “Terra Brasil”, de 2009, traz composições inéditas, em sua maioria de integrantes do grupo, tais como: Brincadeiras do sertão (Sérgio Penna) Pagode do Tião (Fabíola Mirella), Terra Brasil (Sérgio Penna) título do álbum, Tempos atrás (Sérgio Penna). Bom também, são as obras inéditas de compositores amigos como: As quatro estações (Pinho), Cabou a luz (Fábio Sombra) e Não vi mais meu carro de boi (Mumbuka).
O Grupo é formado por cinco músicos e violeiros profissionais que se conheceram na escola de música CEM (Centro de Estudos Musicais Tom Jobim): Sérgio Penna (viola solo e voz), Cláudio Rugene (viola base e voz), Fabíola Mirella (viola base e voz), Wesley Naberezny (viola solo) e Vinícius Almeida (contrabaixo). Essa formação vem ganhando destaque pelos arranjos bem elaborados das quatro violas e contrabaixo com levadas diferentes e dos arranjos vocais dos três cantores, com linguagem e estilo inconfundíveis, que executam com simplicidade e maestria. Se a festa for boa 'mess', os Matutos ainda levam percussão e acordeom.
Bão sem quantia!