sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A História da Country Music - Anos 30


Expandindo sua formação nos anos 20, a country music adicionou um toque do oeste nos anos 30. Cowboys cantores como Gene Autry tornaram-se grandes sucessos; no Texas, o inovador Bob Wills ajudou a criar uma nova dança chamada "western swing"; e Patsy Montana tornou-se a primeira estrela country feminina com a música "I Want To Be a Cowboy's Sweetheart".
No Sudeste, a Depressão (crise de 1929) fez com que as vendas dos discos caíssem rapidamente, mas a country music se manteve graças ao rádio. O destaque, no entanto, começou a mudar de bandas que tocavam músicas sertanejas para artistas solo como Roy Acuff e Ernest Tubb. Em 1934, a gravadora Decca Records formou-se como selo. Até a sua criação, a música sertaneja era mais explorada pelo rádio e por apresentações. Decca tornou-se o primeiro grande e importante selo da música country.
Mas o melhor dos anos 30 veio do oeste. Em 1933, Bob Wills e Tommy Duncan formaram a "Bob Wills and His Playboys" (mais tarde renomeada como The Texas Playboys). Seus violinos, juntos com uma grande orquestra, solos de jazz, bateria e guitarras amplificadas, fez de Wills o indiscutível "Rei do Western Swing." Seu encorajamento ao guitarrista Leon McAuliffe -- "Bota pra quebrar, Leon" -- tornou-se uma frase famosa. "Eu sei o que estou fazendo, oras." falou à revista Time. "Só estou tocando o que o povo gosta de ouvir."
Gene Autry começou como imitador de Jimmie Rodgers, mas encontrou sua vocação ao usar dois revólveres e cavalgar Champion, seu cavalo. Através de filmes e de seu popular programa de rádio Melody Ranch, tornou-se o cowboy cantor No. 1 da América. Com seu novo estilo do oeste, em suas músicas falava sobre liberdade e lugares inexplorados.Patsy Montana, nascida em Arkansas, foi a primeira mulher a ficar famosa na música country, com "I Want To Be a Cowboy's Sweetheart", de 1935. Foi o maior sucesso da sua carreira, criando a imagem da cowgirl e tornando-a a maior vocalista country da época.

Um comentário: