sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A História da Country Music - Anos 90





Country Music - Garth Brooks












Qualquer conversa sobre country music nos anos 90 deve começar com Garth Brooks, que vendeu mais discos do que qualquer outro artista country da história e enlouquece a platéia com performances ao vivo adotando o estilo pop-rock. Garth, que foi influenciado por George Jones, James Taylor e o grupo de rock KISS, apresenta os mais loucos e elaborados shows que a country music já viu.


ALAN JACKSON

Alan Jackson mais tradicional, conseguiu o canivete de bolso de Hank Williams, um dos seus violões, e seu estilo de compor - simples, mas com muita emoção.Vendeu mais de 40 milhões de discos, emplacou mais de 30 singles no topo das paradas , ganhou mais de 80 prêmios, isto sem contar outras conquistas. Desde o lançamento do primeiro álbum Here in the real world, de 1989, até a extraordinária coletânea Greatest hits Vol. II, de 2003, Tio Jack se mantém como ícone da country music. Somente “Little bitty” rendeu seis certificados e ganhar um disco de platina significa ter vendido 1 milhão de álbuns nos Estados Unidos. A fórmula do sucesso de Jackson talvez é a simplicidade, escrevendo diretamente do coração emocionando homens quanto em mulheres, do interior ou centro, de pequenas ou grandes cidades. Em “Drive” ele conta como aprendeu a dirigir na Georgia, fazendo o ouvinte lembrar a primeira vez que segurou o volante. Na balada “Remember When” ele fala sobre as recordações de um casal que envelhece unido. Filho de uma dona de casa com um mecânico (o que explica sua paixão por carros), o cantor nasceu e foi criado em Newnan, na Georgia. Na adolescência, se apaixonou pela doce Denise - que conheceu na lanchonete Dairy Queen - com quem depois teria três filhas. Antes de se tornar famoso, ele teve vários empregos. Foi vendedor de automóveis, mecânico, pintor auto-motivo e assim que largava o batente se apresentava em bares, até que se mandou para Nashville e tentou mostrar suas músicas para uma gravadora. Um dos empresários disse: “ Acho melhor você voltar para as oficinas”. Ainda bem que ele não deu ouvidos. Hoje, reconhecendo que os brinquedos que tem são maiores do que os do passado, este cowboy ressalta que nada o fará esquecer sua origem. Alan Jackson continua amando a mesma mulher, apaixonado pela família, pela vida e cantando o melhor da country music moderna... No entanto, tradicionalmente caipira.



THE MAVERICKS



No final dos anos 80 Raul Malo conheceu o baixista Robert Reynolds numa escola de ensino médio da Flórida. Depois de um papo sobre artistas como: Hank Williams, Johnny Cash e Patsy Cline descobriram que tinham o mesmo gosto musical. . Raul pegou seu violão e tocou uma canção do velho Hank e Reynolds disse: ”Cara... Você é o novo Roy Orbison!!!” daí, chamaram Paul Deakin para se juntar a eles na bateria que os apresentou um guitarrista chamado Ben Peeler, nascia a banda The Mavericks. O som mais “alternativo” da música country americana. Raul começou a escrever as canções da banda e logo, estavam o seu próprio repertório – recheado de countries com jeito de Rockabilly - nos clubes de Miami. Em 1991, a banda assinou com a MCA Nashville e desde então, buscaram novos elementos e arranjos para o trabalho mais criativo dentre todas as das bandas countries americanas. Incluindo temas latinos e naipe de metais.
RAUL MALO
No tradicional e caretão mercado da Country music, tudo isso só fora possível graças a impecável voz de Raul Malo. Nem o mais rabugento dos críticos de Country Music seria capaz de não reconhecer tanto talento e tamanha semelhança com a voz de Roy Orbison. Certa vez perguntaram para Elvis Presley o que ele realmente gostaria de ter. Elvis disse: “A voz do Roy Orbison, filho”.
Entre 1991 e 2003 gravaram seis álbuns e os Maverickcs colocaram catorze singles na Billboard. O grande momento aconteceu no ano de 1996 com o sucesso da música “All You Ever Do Is Bring Me Down", que trazia a participação especial do acordeonista Flaco Jimenez . Como cavalos selvagens dispararam descolando premios da "Academy of Country Music Awards" (1994 e 1995) e os da "Country Music Association Awards" também como o melhor grupo vocal (1995 e de 1996) No final dos anos 90, The Mavericks e a country music ultrapassaram as fronteiras de toda a Europa e ao lado de novas cowgirls ianques como: Shania Twain, Trisha Yearwood e Faith Evans e Emplacou seu novo álbun entre os 40 mais vendidos na terra dos Beatles e dos Rolling Stones.

As atuais rádios countries, alternam entre músicas com o estilo tradicional e a nova Country music.

Um comentário:

  1. Cara ,você não sabe o serviço que está prestando.Obrigado por trazer esse material rico, que é parte da história que influenciou o rock e a música pop!

    ResponderExcluir