sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A História da Country Music - Anos 50






A prosperidade após a guerra tornou possível o primeiro estouro da country music. A Grand Ole Opry, transmitida todo Sábado à noite, atingia 10 milhões de ouvintes. As danças desenvolveram-se por todo o país, e no começo dos anos 50 a música country fez as suas primeiras aparições na televisão nacional.
Com esse estouro, o country teve sua primeira grande tragédia em grande escala: a estrela de Hank Williams se apagava. Ele escrevia simples canções como "Cold, Cold Heart" e "I'm So Lonesome I Could Cry". Chegou ao estrelato no final dos anos 40 e início dos 50. "É preciso ter cheirado muito esterco de cavalo antes de cantar como um caipira.", disse. Sua vida de beberrão o destruiu: Hank foi encontrado morto no banco de trás de um Cadillac ( Acima, numa ilustração de Guy Peellaert) em 1 de janeiro de 1953, num show em Canton, Ohio. Tinha 29 anos. No funeral de Hank, Red Foley cantou "Peace in the Valley" e, em coro, Foley, Roy Acuff, Little Jimmy Dickens, Carl Smith, Webb Pierce, Johnny Wright e Jack Anglin cantaram a música de Hank "I Saw the Light".
O impacto que Lefty Frizzell causou foi maior do que esperava. Seu estilo inspirou George Jones, Merle Haggard, John Anderson, Keith Whitley e muitos outros artistas. Uma vez ele explicou seu estilo lento: "Quando canto, para mim, cada palavra tem um sentimento. Eu preciso senti-la, preciso segurá-la..."


Nesses dias, um jovem motorista de caminhão - chamado Elvis Aaron Presley - passando pela “Union Street”, viu um cartaz de propaganda, dizendo que a gravadora Sun Records por apenas 1 dolar, gravava discos com “você cantando”, o que poderia ser um “bom presente para a pessoa amada”... Elvis então, resolveu dar de presente um desses discos para sua mãe Gladys, que estava de aniversário. Entrou e cantou uma velha balada : “My Happiness”.Esta foi , portanto, a primeiríssima gravação de Elvis Presley. O dono da gravadora, Sam Philips, ouvindo Elvis cantar, se entusiasmou tanto, que chamou às pressas 2 músicos de estúdio para acompanha-lo... Mas depois de mais de uma hora, não achavam nada tão interessante assim, até que Elvis, vencendo sua timidez, sugeriu a Sam uma música: e cantou de uma maneira bastante original, uma velha música country conhecida de todo mundo, “That’s all right, mama”.Os primeiros discos de Elvis pela Sun Records fizeram tanto sucesso, que as pessoas ligavam para as estações de rádio da cidade, perguntando quem era aquele negro cantando country e outros perguntando quem era aquele branco cantando blues... E assim, Elvis começou a aparecer nas paradas de “country” e de “rhythm and blues”. Até então, nenhum outro artista tin ha conseguido esta façanha. Depois disso, o rock 'n' roll chegou para roubar as vendas dos discos country, mas Owen Bradley e Chet Atkins revidaram criando um estilo pop-country, "O Som de Nashville", liderado por artistas como Jim Reeves, Eddy Arnold e Patsy Cline.
Funcionou melhor com Eddy Arnold, que teve 10 maiores sucessos a mais do que qualquer outro artista. O som puro de Eddy o tornou o primeiro astro country a ter seu próprio show na TV e um convite para o NBC's Tonight Show.




Fonte: Ranch on Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário