sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A História da Country Music - Anos 60







Os anos 60 são lembrados pelas tragédias, mas foram também uma das melhores décadas da country music. os maiores artistas do período foram Buck Owens, George Jones, Jim Reeves, Johnny Cash, Eddy Arnold, Marty Robbins, Webb Pierce, Bill Anderson, Ray Price e Faron Young.
Patsy Cline, nascida como Virginia Patterson Hensley e criada no interior da Virginia, foi uma das simpatizantes do Som de Nashville. Eufórica como sempre, ela inicialmente rebelou-se na gravação do seu maior sucesso, "Walkin' After Midnight", em 1957, o qual descartou como:"nada mais que uma velha música pop". Depois de 4 anos, voltou ao sucesso com músicas como "Crazy" (escrita por Willie Nelson) e "I Fall to Pieces". Sua canção "Sweet Dreams (Of You)" havia acabado de ser lançada quando ela e seus cantores Hawkshaw Hawkins e Cowboy Copas morreram em 1963 num acidente aéreo. Iniciava-se uma série de tragédias. O cantor Jack Anglin da dupla "Johnnie & Jack" morreu em um acidente de carro a caminho do funeral de Patsy; no ano seguinte, outro acidente aéreo levou a vida de Jim Reeves.

Assim como Patsy, Loretta Lynn possuía uma grande determinação para alcançar o sucesso.

Com seu marido, Mooney, visitou estações de rádio em 1960 para divulgar sua primeira canção, "I'm a Honky Tonk Girl". Ela foi motivo de um livro e do filme Coal Miner's Daughter ("A filha do minerador"). Em 1972, foi eleita a primeira mulher "Entertainer of the Year" pela Country Music Association.

















Buck Owens iniciou sua carreira em 1959, mas somente em 1963 lançou seu primeiro disco, "Act Naturally". Mais vinte sucessos vieram depois, liderados pelo seu dueto com Dwight Yoakam em 1988, "Streets of Bakersfield". Em 1969, Buck filmou o longa-metragem "Hee Haw" com Roy Clark. Buck e Merle Haggard foram os precursores do "Som de Bakersfield", uma cópia meio mal-feita do então consagrado Som de Nashville.
The Creedence Clearwater Revival


Nesta década surgia o Country-Rock com a banda formada por John Fogerty (guitarra e vocais principais), Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria), que, sob outras denominações, tocavam juntos desde 1959. Adotaram o nome Creedence Clearwater Revival em 1967, com o qual lançaram as primeiras gravações em 1968. O nome C.C.R. surgiu pela junção do nome de um amigo do Tom Fogerty chamado “Creedence Nubal” e por um comercial de cerveja “Clearwater”. Já naquele ano obtiveram disco de ouro com o álbum Creedence Clearwater Revival. Ao longo da carreira, entre singles e álbuns, conquistaram nove discos de ouro e sete discos de platina. Separaram-se em julho de 1972
Em setembro de 1959, John Fogerty (vocalista e guitarrista), Doug Clifford (bateria) e Stu Cook (baixo) formam The Blue Velvets. Dois meses mais tarde, Tom Fogerty (guitarrista), irmão mais velho de John, entra no grupo como cantor, mudando o nome da banda para Tommy Fogerty and The Blue Velvets.
O nome do grupo muda para The Golliwogs em 1964 após eles assinarem contrato com a gravadora Fantasy Records, onde John trabalhava. Nos três anos seguintes alguns compactos foram lançados, fazendo grande sucesso local.
Em 24 de dezembro de 1967, sob a influência de Saul Zaentez, novo manda-chuva da Fantasy Records, eles decidem então começar com algo totalmente novo, tornando-se profissionais. Começando pelo nome que faria história no Country rock: um amigo de Tom chamado Creedence Nuball e um comercial de cerveja (Clear water Beer) serviram de inspiração.
A banda vem então com um novo estilo de canção, definido pela voz e pela competente guiarra do band leader John Fogerty.



Fonte: Ranch on Line

2 comentários:

  1. Bela matéria...Seu blog é o mais completo sobre country,que já vi.....^^Parabéns pelo belo trabalho de nos dar mais informações sobre esse estilo.Eu amo música country,o cantor que mais gosto é o Alan Jackson...Muita saúde e sucesso pra você.;)

    ResponderExcluir
  2. Muito chique receber o seu elogio Wanderléia.Nós também gostamos do Alan Jackson, apareça mais vezes para nos ajudar a divulgar a música country do Brasil. Abraço apertado e de coração!

    ResponderExcluir