sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A História da Country Music - Anos 70







"Country music é o que os caipiras ouvem."










Em 1970, o Som de Nashville estava ultrapassado. Alguns artistas como Conway Twitty, Merle Haggard e Charley Pride estavam dando preferência às origens. O maior desafio do Som de Nashville, no entanto, veio do movimento Outlaw (fora-da-lei). Cansado de ter que deixar os produtores escolherem as músicas e o estilo das gravações, Willie Nelson (foto) liderou uma revolta, juntamente com Waylon Jennings, Jessi Colter e Tompall Glaser. Eles queriam escolher suas próprias músicas, ter suas próprias bandas no estúdio e reter seus próprios direitos autorais. Lançaram, em 1976, o álbum Wanted! The Outlaws, que se tornou o primeiro disco country de platina. (Um disco de platina é aquele que vende 1 milhão de cópias).
Na principal ramificação do country, George Jones reinou como provavelmente o maior cantor country tradicional. Sua música, "He Stopped Loving Her Today", é considerada por muitos a melhor música country já gravada. Os anos 70 também presenciaram os melhores trabalhos de Merle Haggard, formalmente conhecido na prisão de San Quentin como A-45200.Em sua juventude, Merle foi preso por dois anos por causar tumulto em um bar. Na prisão de San Quentin, conheceu um homem condenado à prisão perpétua que o ajudou a perceber que uma vida de crime não compensava e conseguiu contornar sua vida. Merle chegou a ser chamado de "O poeta do homem comum", por escrever canções melosas e sentimentais.
" LYNYRD SKYNYRD é o Led Zeppelin dos REDNECKS!!!"
frase do sul


Foi quando o Rock voltou-se novamente para suas raízes Countries sob a liderança do vocalista e compositor Ronnie Van Zant a banda Lynyrd Skynyrd tornou-se uma lendária banda de southern rock . O nome "Lynyrd Skynyrd" veio do professor de Educação Física Leonard Skinner Física Leonard Skinner - que sempre expulsava os músicos da banda por matarem aula para beber e tocar guitarra -. A banda fez um show com o nome dele mas posteriormente mudaram para "Lynyrd Skynyrd". Tendo os hits "Free Bird" e "Gimme Three Steps" nas paradas. Foram convidados para abrirem a turnê do The Who nos Estados Unidos, ganhado reconhecimento em todo o país.
O segundo trabalho, Second Helping, saiu logo em 1974 e "Sweet Home Alabama", o carro-chefe, levou-os à conquista do disco de ouro. Em 1977 gravam o álbum Street Survivor,, que ganhou mais um disco de ouro e as faixas "That Smell" e "What's Your Name" tornaram-se verdadeiros hinos na época. O exelente trabalho de tres guitarras com a mistura de Country, Rock e R&B influenciaria bandas no mundo inteiro
Porém, quando tudo parecia que ia bem, um trágico acidente impactou a carreira da banda: No dia 20 de outubro de 1977, 26 pessoas, incluindo os músicos, roadies e tripulação, partiram em direção ao estado de Lousiana no avião particular da banda, um Convair 240 caiu numa floresta perto de Mississippi. O vocalista Ronnie Van Zant e o guitarrista Steve Gaines morrem na hora, enquanto Cassie Gainess, sua irmã, com a garganta cortada de ponta a ponta, chora e agoniza até morrer no colo de dois dos músicos sobreviventes. Apenas uma semana antes do acidente havia sido lançado o álbum Street Survivors que mostrava na capa a banda em meio a fogo. O disco foi recolhido pela gravadora e a capa trocada após o acidente, tornando-se a original uma raridade.









The Allman Brothers Band é uma banda de Maconn, Geórgiaa, chamada pelo Hall da Fama do Rock and Roll como os principais arquitetos do rock sulista estadunidense.
A banda foi formada em 26 de março de 1969 na Jacksonville, Florida com Duane Allman, Gregg Allman, Dickey Betts, Berry Oakley. Butch Trucks e Jai Johanny "Jaimoe" Johanson.
Formado originalmente em 1969, foram descritas dois anos depois por George Kimball, jornalista da revista Rolling Stone, como o "a melhor banda de rock and roll que este país produziu nos últimos cinco anos". Reconhecida por sua capacidade de improvisação impressionante, cujo melhor exemplo se encontra no álbum At Fillmore East a banda foi premiada com onze discos de ouro e cinco de prata entre 1971-2005.
A revista Rolling Stone listou o The Allman Brothers como um dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos em 2004, e foi a banda mais representada na lista de melhores guitarristas feita pela mesma revista. A banda continua a gravar e realizar turnês até hoje.Em uma década marcada pelo ecleticismo, havia muito espaço para os artistas pop-country, como mostraram Glen Campbell, Kenny Rogers, Lynn Anderson e Anne Murray. Foi uma época também para duplas românticas, especialmente os duetos Tammy Wynette-George Jones e Loretta Lynn-Conway Twitty.
Outro estilo apareceu no final da década, quando Hank Williams Jr. apareceu das sombras de seu pai com uma mistura country-rock. Com a acirrada disputa por audiência entre o country tradicional, o pop-country, a Outlaw Music e o country-rock, chegou-se a uma dúvida: O que é Country Music, afinal? Kenny Rogers opinou: "Country music é o que os caipiras ouvem."





















No final da década, John Travolta estrelou o Filme Urban Cowboy ( Cowboy do Asfalto no Brasil) no papel de Bud, um rebelde texano que se muda para Houston com o seu Tio Bob (Barry Corbin) e vai trabalhar com petróleo. Ele é doutrinado rapidamente aos rituais noturnos da bebida, dança, e drogas na companhia do vaqueiro Gilley, um arruaceiro local. Lá ele se encontra e se casa com Sissy (Debra Winger). O Filme virou hit de toda uma geração e trouxe várias influências ao movimento country levando o estilo para todo o mundo, inclusive na moda da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário