quarta-feira, 30 de junho de 2010
Pé de serra em USA? É Forrowest ? É Forro In The Dark!
“Os Beatles gravam Asa Branca!!!” Disse Carlos Imperial no seu programa de rádio no ano de 1968. Imperial tirava uma onda de compositor, empresário, produtor cultural e comia muitas “lebres”. Na verdade, ele já mostrava para os “brotos” o que Raulzito cantaria mais tarde: “ Não importa o sotaque
e sim o jeito de fazer
Pois há muito percebi que
Genival Lacerda tem a ver
com Elvis e com Jerry... “ E o tempo fez a sua parte: em 2006 o escocês (quase naturalizado brasileiro) David Byrne, lançador planetário dos baianos Tom Zé e Margareth Menezes, realmente gravou "Asa branca", com uma tradução para o inglês quase literal, de próprio punho. Hoje é possível ver um monte de gringos dançando forró com a banda Forró In The Dark, formada por músicos brasileiros residentes nos estados unidos. Os caras tem divulgado um forró irreverente, mesclando raízes do gênero, com country, rockabilly e uma pitada moderna de música nova iorquina. Eles fizeram uma turnê de sucesso na Europa e os europeus também não resistiram ao swing bom da zabumba pé de serra e se acabaram no Xote-Cool-Coladinho. Tudo começou no aniversário do percussionista brasileiro Mauro Refosco, em 2002, quando ele resolveu fazer um forró com os amigos num clube recém aberto em Nova Iorque chamado Nublu. Ao lado do guitarrista Smokey Hormel e do sanfoneiro Rob Curto, sapecaram Luiz Gonzaga nos gringos. Bem sucedida, a festa ganhou replay em duas semanas e logo virava semanal. O talk of the town foi capaz de atrair a reportagem do New York Times e ganhou destaque na seleta revista New Yorker. Essa primeira abordagem resultou num disco "indie", lançado em 2003, com participação de Seu Jorge numa das faixas. As influências da banda vieram de LUIZ GONZAGA, JACKSON DO PANDEIRO e HANK WILLIAMS.
Forro In The Dark é: Refosco (percussão), Jorge Continentino (flautas, pífanos, sax barítono) e Smokey Hormel (baixo, guitarra) - mais Guilherme Monteiro (guitarra elétrica, violão tenor, violão), Gilmar Gomes e Davi Vieira (percussão). Refosco é das antigas e atua como percussionista de Byrne desde sua turnê Incostantmotion, de 1994. Com Bebel toca desde 1996. Miho Hatari é uma parada mais recente. Depois do Cibo Matto, ela fez um trabalho baseado nos afro-sambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes com o guitarrista do Forro In The Dark, Smokey Hormel, a dupla Smokey & Miho. Refosco. Entretanto, foi numa turnê com Byrne em 2004, para o disco Grown backwards, que surgiu a revelação:
- Eu levava uma guitarra comigo e sempre tava tocando os forrós de que tanto gosto e ele me contou que tinha uma letra em inglês para a música 'Asa branca. Falei que no próximo disco do Forró ele tinha que gravar essa música com a gente. Ele topou e cumpriu a palavra - recorda Refosco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário