sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A História da Música Country - O início - Jimmie Rodgers






Para contar o surgimento da música Country no Brasil é fundamental entender e conhecer a história do Country americano - sua combinação de estilos musicais, seus músicos e suas origens -. Tudo começou com Jimmie Rodgers, depois The Carter Family continuou com a tradição. Vernon Dalhart popularizou. Todos eles fizeram o rascunho daquilo que se tornaria a mais distinta invenção americana: a country music. Seus talentos foram prejudicados pelo tempo. A Country music não teria sido possível antes dos anos 20, quando a produção em massa de rádios e discos derrubou as muralhas que mantinham os estilos americanos confinados em suas respectivas regiões.
Dalhart, praticamente esquecido hoje em dia, foi a primeira maior estrela da Country Music. Nascido como Marion Try Slaughter em uma família que criava gado no leste do Texas, mudou-se para Nova Iorque em 1910 e encontrou emprego cantando em funerais, e depois em pequenas óperas. Sua carreira musical decolou em 1924, quando lançou "The Prisoner's Song" e "The Wreck of the Old 97". Sua habilidade em cantar músicas caipiras ou sertanejas de modo que agradasse à população em geral o tornou o primeiro milionário da música country. A fama de Venon Dalhart aproximou-se do fim nos anos 40, vindo a ser balconista de um hotel em Bridgeport, onde morreu em 1948.
Em busca de mais sucessos como aqueles, as gravadoras começaram a enviar para o Sul observadores em busca de novos talentos. Um deles, Ralph Peer da Gravadora Victor, descobriu Jimmie Rodgers e a família Carter, realizando gravações em 1927 em Bristol, no Tennessee. "Essas gravações são o evento mais importante para a country music," disse Johnny Cash. Rodgers e os Carters (liderados pelo patriarca Alvin Pleasant, sua mulher, Sara, e o guitarrista Maybelle, primo de Sara) foram muito importantes ao inventarem duas tradições. Rodgers misturou blues, yodels (canções onde se alternava muito a voz) e músicas folclóricas para cantar sobre bêbados, andarilhos e estivadores. Os Carters falavam sobre casa, Deus, mãe, família e fé, e cantavam sobre isso em um estilo bem harmonioso. O estilo rápido de Maybelle tornou-se a maior influência da Country Music.
Jimmie Rodgers tornou-se muito popular. Quando a tuberculose o atacou, recusou-se a diminuir o ritmo de uma gravação que estava indo rápido. "Quero morrer de botas," falou à sua esposa. Para muitos da família Carter, cantar era como um bico.Durante as gravações, Sara disse, "Ora, nós vamos pra casa e plantamos milho." Para economizarem, A.P. imprimia panfletos com seus nomes, onde fazia uma promessa ("O Show é Moralmente Bom") e linhas em branco, onde ele preenchia com a data e local da próxima apresentação.
Fonte: Ranch on Line

9 comentários:

  1. que gayyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

    ResponderExcluir
  2. site legal tambem o conteudo ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. Vão se fuder cambade de depauzado fuckyn ass

    ResponderExcluir
  4. Calma, moça... Isso é só uma música.

    ResponderExcluir
  5. odeio musica country que bosta é isso ass: bruninha

    ResponderExcluir
  6. nosss que bando de sem cultura.... vcs que nao gosta do country, que realmente é um dos pilares da arte, e exige da capacidade vocal são uns sem cultural! Vcs pensam que o funk é algo, mas não é! Assim como o funk é um lixo vc Bruna, lucas e anonimo são também! Aliás, vcs se acham os bons mas nao sabem nem soletrar exceção!(chamei de burros)

    ResponderExcluir
  7. muito bom, não liguem para esses imbecis que nem sabem o que falam, hoje na internet qualquer um fala qualquer merda para causar polêmica.... tô conhecendo a musica country agora e gostando muito, vi o site pela primeira vez e gostaria que me indicassem musicas e autores "indispensáveis" para conhecer o estilo...(podem ser as radiofônicas ok, não tenho nenhum preconceito quanto a isso) abraços e continuem assim...

    ResponderExcluir